Programação completa de shows do Festival Fora do Eixo

3 dez

121117-FrontL_1.2

Entre 12 e 16 de dezembro, o Rio de Janeiro recebe a terceira edição do Festival Fora do Eixo, realizado pelo Circuito Fora do Eixo e pelo coletivo carioca Ponte Plural. A edição de 2012 apresenta bandas em destaque na nova cena musical brasileira em três cidades do estado: Rio de Janeiro, Niterói e Nova Friburgo.

A festa de abertura do Festival será no Studio RJ, no dia 12 de dezembro (quarta-feira), em uma edição especial do evento “Cedo e Sentado Fora do Eixo”, que tem entrada franca. Nesta noite, o Palco Cedo e Sentado recebe o lançamento dos discos de duas bandas formadas por dream teams da nova geração musical: Me and The Plant Fábrica.

VITOR PATALANO_ME AND THE PLANTDIVULGAÇÃO 1

Me and The Plant lança o primeiro disco, produzido por Vítor e Alexandre Kassin (Los Hermanos, Caetano Veloso, Nação Zumbi). Eles compõem a banda no vocal e guitarra, respectivamente, ao lado dos integrantes do Los Hermanos Rodrigo Barba (bateria) e Gabriel Bubu (baixo), além de Marcos Lobato, ex-integrante d’O Rappa, nos teclados e guitarra slide. A Fábrica, formada por Emygdio Costa (Sobre a Máquina), Ricardo Gameiro (Cícero e Sobre a Máquina), Gabriel Feitosa e Lucas Alves (Stereomob), também lança seu álbum de estreia. Com 10 faixas, o disco foi produzido por Igor Ferreira (Orquestra Imperial, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto), que também assina a gravação, mixagem e masterização, junto com Emydgio.

Foto(4)OTM-Base-FernandobowbowNayah

No dia 13 de dezembro (quinta-feira), o Festival atravessa a Ponte e desembarca na Praia de Icaraí, em Niterói, onde estará montado o Palco Pluralize. As bandas niteroienses Nayah e Bow Bow Cogumelo abrem a noite. Na sequência, se apresenta a carioca El Efecto, com o show do elogiado álbum “Pedras e Sonhos”, lançado em 2012. Fechando a segunda noite do Festival, O Teatro Mágico apresenta, pela primeira vez na cidade, o show de seu mais recente álbum, “A Sociedade do Espetáculo”, que completa a trilogia da trupe que se consolidou como principal fenômeno da internet no Brasil, com mais de seis milhões de downloads oficiais na rede, milhões de views no Youtube, centenas de seguidores e fãs em redes sociais, além de grande visibilidade na mídia tradicional.

 

IMG_6186folks2o vazio foto177312_338263896272859_1827580296_o

 

No dia 14 de dezembro (sexta), o Festival sobe a serra até Nova Friburgo. Nessa noite, o Palco Serra Elétrica recebe o show da banda Autoramas, que lança o álbum “Música Crocante”, gravado com recursos arrecadados em uma campanha de crowdfunding. Também se apresenta a banda Folks, formada por remanescentes do underground carioca influenciados pelos sons que marcaram suas experiências de estrada ao longo dos anos. A banda O Vazio, que está atualmente gravando seu novo álbum, “Quem tá no rock é pra isso”, fecha a noite com seu um rock enérgico, criativo, irreverente e autêntico. Fechando a noite, a banda local Hell Oh traz seu de indie rock com influências do alternativo pós 2000 e de bandas de rock dos anos 60.

Gaby AmarantosJoão Brasil - I Hate Flash_X0Z7299mahmundi

A festa de encerramento do Festival Fora do Eixo acontece no dia 16 de dezembro (domingo), no Palco Fora do Eixo, no Circo Voador, com uma noite dançante. Com entrada gratuita até às 21h, a banda Mahmundi abre os trabalhos apresentando o EP “Efeito das Cores”, recheado de efeitos sonoros. A vencedora do Prêmio Multishow de 2012 na categoria “Experimente”, a banda Tereza, de Niterói, dá sequência à festa com as músicas de seu álbum de estreia “Vem ser artista aqui fora”, gravado no estúdio Toca do Bandido pelo produtor musical Tomás Magno. Em seguida, o talentoso carioca João Brasil, vencedor do Prêmio Rio Noite na categoria DJ Pop, anima o público com suas divertidas mash ups.

 

Fechando a noite de encerramento do 3º Festival Fora do Eixo, a paraense Gaby Amarantos canta os sucessos de seu premiado álbum “Treme”, incluindo os hits “Xirley” e “Ex Mai Love”, música-tema da novela “Cheias de Charme”, da Rede Globo.  Vencedora de prêmios da MTV, Multishow, Bravo e indicada ao Grammy Latino como “Artista Revelação”, Gaby Amarantos é, sem dúvidas, a artista de maior destaque deste ano.

Em 2010, o Festival Fora do Eixo foi considerado pelo jornal O Globo, o “maior evento do indie nacional a acontecer no Rio em muito tempo”. Em 2011, o evento foi contemplado pelo primeiro Edital de Fomento a Festivais da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e, nesse ano, o Festival integra o cronograma do projeto Conexão Vivo para realizar sua maior edição. O Festival Fora do Eixo é uma das maiores ações de circulação de artistas independentes no país e se destaca por reunir as principais bandas da cena cultural contemporânea, nos mais renomados palcos das cidades, além de estender sua programação para o interior do estado.

 

Sobre o Conexão Vivo

 

Mais de uma centena de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários, compondo uma rede nacional e permanente de atividades culturais, que envolve artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.

 

O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.

 

“O Conexão Vivo representa a diversidade”, afirma Gaby Amarantos, uma das primeiras apostas do projeto. Presente em ações do Programa desde 2008, a musa do Pará ilustra perfeitamente a capacidade do programa de contribuir para o fortalecimento de carreiras, articulando ações presenciais com o ambiente virtual. Ao fazer uma clara opção pelo setor independente, responsável por mais de 80% da produção nacional, o Conexão Vivo busca revelar e difundir a música produzida no país, incentivando a criação de propostas artísticas inovadoras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: