Como foi o último dia do Festival FdE SP – Etapa Palco

27 jun

Domingo, dia frio e chuvoso em São Paulo. Mesmo assim, rola um churrascão na Casa Fora do Eixo. No cardápio de atrações, várias bandas, #CompactoARTE, projeções e uma novidade: programação de artes cênicas na sala da frente da casa! Essa edição do #DomingonaCasa foi especia com a realização do Cabaré Fora do Eixo, com a participação de artistas do Palco Fora do Eixo. Entre uma banda, as apresentações alternavam entre circo, teatro e dança.

Com a movimentação de vários artistas para compor a programação do dia, tivemos uma mistura de teatro, circo, dança, música e artes visuais. Uma das atividades que rolou hoje, desde o começo da tarde, foi a sétima edição do #CompactoARTE na @casaforadoeixo. Já a primeira banda que entrou foi Juca Culatra e o Power Trio, com o som auto astral total. Na sequência, os cuiabanos da Rhox já avisaram o público que o dia iria ter uma proposta de andar pela casa.

A primeira atração cênica da tarde foi apresentada pela palhaça Furabolo, que chegou chegando. Olhou para o publico e mandou ver. Estava muito feliz, mas foi surpreendida pela triste notícia de que foi deixada pelo seu amor…ser arrasada por um bilhete que, displicentemente, a informava do término de seu relacionamento. Oh, que pena! Mas, a vida continua… ela dá a volta por cima e encerra a cena com uma super coreografia de dança do ventre!

Enquanto o show Paraense, da Gangue do Eletro, começava lá no Pub, o grupo Santa Víscera se preparava para apresentar seu carro chefe: Teatro a La Carte! Que cena você gostaria de assistir? O projeto coloca pequenos trechos de peças dramatúrgicas conhecidas em um verdadeiro Menu, e o espectador escolhe o que vai assistir. Como o tempo para a atividade devia ser dividido com as outras atrações do domingo, o Santa Víscera selecionou quatro cenas para apresentar ao público da casa, dando um gostinho de quero mais ao Teatro a la Carte!

Logo depois do NPT Santa Víscera, voltamos ao Pub com shows de La Madre Del Borrego(ARG), Iara Rennó, Linha Dura, Gabi Amaranthos e Dj Waldo Squash sem serem anunciadas ou inicialmente percebidas, três garotas começaram a bailar, cada qual à sua maneira, no meio do público presente.

Eram as meninas da Cia. Caipira, de Araraquara, em sua “versão metropolitana”, como disse Moema Guimarães, a diretora do grupo, realizando a performance-intervenção “Estudo para dia sem sapatilha” na programação do Cabaré Fora do Eixo. As intérpretes surgiram aos poucos portando fones de ouvido e mochilas nas costas. O público começou a se aperceber quando os movimentos se tornaram maiores, expansivos, e quando notaram que não era apenas uma menina maluca dançando fora do ritmo do som que rolava nas caixas da festa, e sim três.

Quando os espectadores se deram conta de que poderia ser algo combinado entre elas, abriram espaço para as moças, ao passo que elas iam escolhendo algumas pessoas, ofereciam-lhes os fones de ouvido e dançavam, exclusivamente, ao ritmo da música que só aquele escolhido podia escutar.

A apresentação ia se desenrolando em meio a comentários do público, que diziam “Nossa, eu acho que elas combinaram né?! Elas devem ser dançarinas…” ; “Muito legal! Só ouvindo o MP3 e com a mochilinha nas costas, fazendo todas essas coisas doidas.”, e assim por diante. Até que a galera se entrosou e entrou no ritmo, com ou sem os foninhos no ouvido, pra fazer o que tinha vontade.

Um dia digno de encerramento de festival. Depois de três dias de #FestivalFdE, um encerramento planejado para amarrar a programação num diálogo forte de integração das artes. Apesar da chuva e do dia frio, o #DomingonaCasa proporcionou muita coisa boa, animação e cultura ocupando diferentes espaços e dialogando com diferentes públicos e linguagens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: